segunda-feira, 25 de novembro de 2013

JOGOS DE SUSTENTABILIDADE

Abaixo você encontra links que vão te levar a jogos de sustentabilidade, mostrando atitudes responsáveis, que promovem e proporcionam uma vida mais sustentável. Brinque, reflita e tente levar bons exemplos para o seu dia a dia, na escola, em casa, enfim, para sua vida.

  http://escoladeconsumoresponsavel.org.br/jogo-da-sustentabilidade/

  http://jogosonlinegratis.uol.com.br/jogoonline/jogo-de-sustentabilidade/

  http://portal.ludoeducativo.com.br/pt/play/jogo-da-sustentabilidade

  http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/quiz-sustentabilidade.html



2ª ATIVIDADE - PROCURANDO PROBLEMAS, ENCONTRANDO SOLUÇÕES

    
Reúna seu grupo e busque na escola ou no seu entorno, algum tipo de problema que, em sua opinião, está prejudicando a sustentabilidade do ambiente. Tente usar algum tipo de tecnologia em sua investigação, depois tudo deve ser postado no blog.
Sugestões: Produza um vídeo, com o auxílio de um celular, câmera digital ou tablet;
                  Faça uma entrevista, tire fotos;
                  Produza slides;
                  Grave uma paródia.
                 
                 
             

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

MODELO DE ESCOLA SUSTENTÁVEL

1ª ATIVIDADE - INTRODUTÓRIA
Assista ao vídeo com bastante atenção e depois responda, nos comentários, ao seguinte questionamento:  Como eu posso tornar minha escola mais sustentável?


quinta-feira, 24 de outubro de 2013

ROTEIRO DA REDE DE APRENDÊNCIA


       REDE DE APRENDÊNCIA “COMO TORNAR MINHA ESCOLA MAIS SUSTENTÁVEL?”
  * OBJETIVOS DA REDE
  * GERAL
 Implantar práticas sustentáveis na escola e seu entorno utilizando a integração de ferramentas digitais como instrumento de reflexão e divulgação dessas práticas.


 * ESPECÍFICOS
J Promover a discussão acerca da sustentabilidade na escola e seu entorno, utilizando redes sociais e ferramentas digitais;
J Estimular a mudança de comportamento na escola , através de atitudes responsáveis e sustentáveis
J Envolver os alunos numa reflexão sobre a melhoria da qualidade do ambiente escolar;
    J Sensibilizar os alunos e por consequência, a comunidade em que a escola está inserida;
    J Minimizar o desperdício de água, alimentos e papel, por meio de campanhas e atividades postadas no ambiente virtual.
  * FUNDAMENTAÇÃO PEDAGÓGICO-TRANSDISCIPLINAR

         Atualmente vivemos a era da informação, são tempos em que ocorrem muitas transformações ocasionadas pelo desenvolvimento tecnológico, que vem modificando nossa maneira de viver, se divertir, de trabalhar, de aprender e de ensinar.
         Essas mudanças tem provocado uma série de transformações em diversos processos na sociedade, e na educação isso vem ocorrendo na mesma velocidade “fenomenal” que os outros.  A utilização de ferramentas digitais permitem que o aluno deixe de ser um mero receptor, passando a interagir mais, ampliando sua criatividade e podendo assim ser um construtores de seu próprio conhecimento, sendo, portanto, mais autônomo.
        O processo de ensino e aprendizagem  já utiliza tecnologias que proporcionam a troca de idéias e de informações culturais independente das fronteiras espaciais e temporais, através das mais variadas ferramentas que representam possibilidades de experiências colaborativas e práticas pedagógicas através de ambientes de ensino-aprendizagem poderosos, com vistas à construção coletiva de conhecimentos, pelo tratamento de informações que são compartilhadas, processadas e distribuídas em tempo real.
   “As redes, principalmente a Internet, estão começando a provocar mudanças profundas na educação presencial e a distância. Na presencial, desenraizam o conceito de ensino-aprendizagem localizado e temporalizado. Podemos aprender desde vários lugares, ao mesmo tempo, on e off line, juntos e separados. Como nos bancos, temos nossa agência (escola) que é nosso ponto de referência; só que agora não precisamos ir até lá o tempo todo para poder aprender.
      "As redes também estão provocando mudanças profundas na educação a distância. Antes a EAD era uma atividade muito solitária e exigia muito auto-disciplina. Agora com as redes a EAD continua como uma atividade individual, combinada com a possibilidade de comunicação instantânea, de criar grupos de aprendizagem, integrando a aprendizagem pessoal com a grupal”                                                                                                              (José Manuel Moran)
 
       

Esse tipo de abordagem não envolve memorização de conteúdos, nem aplicação de testes eventuais, propõe sim à construção de conhecimentos através da produção de textos, vídeos e imagens; participação que favoreça um autoposicionamento, onde os alunos terão a oportunidade de refletir e expor seus próprios pontos de vista e somente assim promover uma resignificação do seu aprendizado.

A transdiciplinaridade, é a característica mais presente na Rede de Aprendência, já que não se trata de um processo de ensino e aprendizagem meramente “conteudista”, o que se espera é uma abordagem contextualizada de temas relevantes à conservação do ambiente escolar, propondo ações mitigadoras do desperdício e que promovam alem da reflexão, a prática de atitudes sustentáveis para garantir melhor qualidade de vida não somente na escola, mas em seu entorno.

 O processo educativo deve sim, estar entre, através e além das disciplinas e espero criar uma rede de aprendência buscando fazer aquela articulação de razões, outro aspecto  muito pertinente: articular a razão sensível, experiencial e formal, dando assim um real sentido ao aprender! É importante, hoje, desenvolvermos habilidades digitais, mas tendo uma postura crítica e reflexiva, principalmente por sermos educadores e por estarmos propondo uma Rede de aprendência, processo contínuo e de formação, não somente de conteúdos, mas para a vida, dando um sentido a essa aprendência!

     "A transdisciplinaridade é uma abordagem científica que visa a unidade do conhecimento. Desta forma, procura estimular uma nova compreensão da realidade articulando elementos que passam entre, além e através das disciplinas, numa busca de compreensão da complexidade. Além disso, do ponto de vista humano a transdisciplinaridade é uma atitude empática de abertura ao outro e seu conhecimento"

                                                                                    (Rocha Filho)

* PÚBLICO-ALVO

     A rede de aprendência será, a princípio, direcionada ao 7º ano – turno tarde e professores do  ensino fudamental da escola Professor Osmírio Barreto, situada no conjunto Sítio Córrego, a referida turma é formada por cerca de 30 alunos.
  ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS

    A Rede será composta de atividades diversificadas, sempre buscando levar o aluno a interagir com ferramentas digitais: postagens de textos,vídeos, fotos, slides, participação em redes sociais que serão criadas, posteriormente, possibilitando que esse aluno construa o seu próprio conhecimento, é o "aprender fazendo" que vai ser estimulando, onde o processo de ensino aprendizagem será permeado de reflexão, criatividade, interação e participação em redes sociais, cujos links serão sugeridos no próprio blog da Rede.
     Será proposta uma atividade introdutória, que marcará o início dessa  participação e interação do aluno, onde será postado um vídeo: "Uma escola sustentável" e estes irão postar comentários e responderão a um questionamento.
     * AMBIENTES VIRTUAIS UTILIZADOS

     A rede de aprendência terá como ambiente virtual a plataforma um blog, que utiliza várias ferramentas que favorecem à criação, interação e discussão de conteúdos, como atividades, textos, imagens, fóruns, vídeos, aplicativos, mapas mentais, apresentação de slides, entre outros.  A partir desse ambiente serão propostos links de outras redes (facebook, twitter, youtube, slideshare, etc), onde os professores e alunos poderão alavancar discussões, sugerir atividades, apresentar campanhas, enfim, fazer “fluir” a integração de ferramentas digitais, incentivando o uso das mesmas, o que possibilitará a concretização dos objetivos delineados inicialmente.

      * TUTORIAIS SIMPLES – AMBIENTES VIRTUAIS
        Aproveitarei o próprio ambiente blog para fazer pequenos tutoriais. Por isso, é preciso usá-lo pensando na lógica dessa ferramenta. Nestes tutoriais se pretende, de forma simples, orientar aqueles que ainda não estão familiarizado com blog, a postarem comentários, vídeos, imagens, links, etc. O tutorial será a primeira postagem do blog, porém ocorrerá um encontro para o lançamento da Rede de aprendência, onde esse tutorial será uma das pautas apresentadas.

     * ESTRATÉGIAS DE MEDIAÇÃO E ACOMPANHAMENTO

     Como citei, anteriormente, ocorrerá um encontro para o lançamento da Rede de Aprendência na escola, onde participarão professores e alunos, ou seja, o público-alvo. Num primeiro momento serão apresentados os objetivos da Rede, sugestão de atividades, tutoriais; posteriormente a esse encontros ocorreram outros onde organizaremos grupos, delegando especificamente, atribuições aos  seus partícipes.
      A mediação e acompanhamento de todas as postagens e comentários no blog, será feita pela proprietária do blog; porém serão convidados outros professores e alguns alunos  que tiverem interesse e capacidade, para que possam também assumir essa tarefa, levando-se em consideração a devida restrição necessária ao uso adequado de postagens, não esquecendo uma orientação da professora Sílvia Fichmann que deve-se prestar atenção às configurações de privacidade das redes sociais. Quanto a esse último aspecto, será realizada uma reunião para estudo da cartilha de prevenção, também sugerida pela professora Sílvia.
  * CRITÉRIOS DE SELEÇÃO DOS MEDIADORES

      Como foi dito, anteriormente, alguns alunos e professores serão convidados a mediar a Rede de Aprendência, mas para que isso seja viável, serão necessárias reuniões específicas, a fim de se detectar as pessoas certas: alunos e professores mais familiarizados com ferramentas digitais e que tenham características que lhes propiciem auxiliar na gestão da Rede: liderança, criatividades. interatividade e disposição. são algumas delas.
 
  * PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE MEDIADORES
A formação se dará por etapas:
1º) Encontro inicial para apresentar o projeto da Rede de aprendência , com o lançamento do blog e amostra de tutoriais;
2º) Fundamentação teórica acerca de temas ligados à sustentabilidade, através de aulas em sala convenional;
3º) Planejamento semanal das atividades a serem desenvolvidas na rede de aprendência:
4º) Acompanhamento e realimentação das postagens no blog, no LIE ou em atividades de campo.
* CRONOGRAMA
     A rede de aprendência será viabilizada somente no próximo ano letivo(2014), portanto apenas algumas etapas encontram-se listadas no quadro a seguir:
 
               ATIVIDADE
                 DATA
Encontro para lançamento da Rede com a apresentação do blog
                 
                  /2014
Formação dos mediadores com apresentação de tutoriais
 
                  /2014
 Divisão dos grupos e escolha dos líderes
                  /2014
1ª atividade - Introdutória
                  /2014
 * AVALIAÇÃO
           A avaliação se dará através do acompanhamento da frequênciainteresse e participação do aluno nas atividades propostas no blog :

*  Postagens de textos, vídeos, fotos, levando-se em conta o seu potencial de produção e coerência com os conteúdos abordados;
* Participação em fóruns, considerando seu autoposicionamento e poder de reflexão;
* Participação em trabalhos coletivos, levando-se em conta sua postura e contribuição nas produções no grupo;
* Frequência nas reuniões, aulas e postagens no blog;
* Colaboração não somente no processo de construção do conhecimento, como na sua  contribuição para tornar a escola e seu entorno mais sustentável, que é um dos objetivos propostos pela Rede.

   OBS. O feedback sempre será dado ao aluno através dos comentários ou  durante os encontros com o grupo.
                    * PRODUTO FINAL     ( ELABORAÇÃO COLETIVA )
                     Ao longo do ano letivo, após o lançamento da Rede de Aprendência, com a apresentação do blog, serão realizadas várias atividades a fim de promover a sustentabilidade da escola e do seu entorno. O importante é que não adotemos por exemplo, campanhas pontuais ou meramente competitivas e sim procurar estimular nos alunos atitudes e valores positivos, no intuito de tornar o ambiente escolar cada vez mais saudável e sustentável.
                       * Formação de grupos que irão diagnosticar os principais problemas relacionados à sustentabilidade, a fim de que sejam propostas ações específicas a cada um desses problemas;
                       * Escolha de líderes desses grupos, que serão orientados a manter o blog realimentado, propondo postagens, inclusive a estes alunos será "liberada" a senha, a fim de que tenham acesso a essa realimentação;
                      * Com base no diagnóstico inicial, os grupos passarão decidir quais principais pontos a serem trabalhados. Algumas soluções são: 
                    Energia - Incentivar a todos (professores, alunos e funcionários), com conversas e avisos perto de interruptores, a desligar as lâmpadas sempre que saírem das salas;
                   Água -  Com lembretes nas paredes, conversas com os alunos e até fiscalização, incentivar a prática de fechar bem as torneiras dos banheiros e bebedouros, a fim de evitar o desperdício;
                   Alimentos - Colocar pequenos lembretes no pátio e cozinha da escola, incentivando a mitigação do desperdício;
                   Papel - Fazer  visitações às salas de aula, incentivando  uso consciente do papel, evitando uma prática muito comum entre os alunos, tirar repetidas vezes as folhas dos cadernos, fazendo  "bolinha", que além do desperdício, também as jogam no chão, outro grande problema no ambiente escolar. A coleta seletiva poderá ser incentivada também, através de lembretes e lixeiras coloridas por toda a escola;
                    Arborização - Promover campanhas de plantio de mudas de árvores e pequenas plantas no jardim da escola que, além de refrescar o ambiente, irá diminuir a poeira e aumentar a absorção de água da chuva. Outra ação relacionada a esse tema é a de reativar a horta da escola, o que além de ser um excelente ambiente de aprendizagem, também proporciona maior variedade de verduras ao cardápio escolar.
                    Ao final do ano letivo será realizada uma culminância da Rede de Aprendência, onde serão apresentados para toda a comunidade escolar os trabalhos produzidos e postados pelos alunos daquela turma no blog, suas experiências e campanhas e atividades realizadas para a promoção da sustentabilidade na escola e seu entorno.
                   Além dessa apresentação do produto final, seja no ambiente virtual, como no ambiente real, pretende-se também durante a culminância, propor a continuidade da Rede de Aprendência, com outra turma, para o ano letivo seguinte, o que garantirá a sustentabilidade da escola.
       Na verdade o produto final dessa Rede de Aprendència será a mudança permanente e positiva de atitudes e a construção de um ambiente escolar mais sustentável, saudável e integrado.